Transparência de entidades sem fins lucrativos: critérios, metodologia de avaliação e resultados
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.51247Palavras-chave:
transparencia, entidades no lucrativas, ONG, evaluación de la transparencia, Ley de Transparencia, indicadores de evaluaciónResumo
Neste trabalho, estabelecemos uma estrutura conceitual para abordar a transparência em entidades sem fins lucrativos e expor a metodologia específica que planejamos para avaliá-la. Para isso, contamos com a participação de entidades e com sucessivos testes de validação. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma
web que já está sendo usada por mais de 200 organizações. Essa ferramenta permite que entidades de diferentes tipologias jurídicas utilizem indicadores e critérios ajustados às suas características. Finalmente, analisamos os sites das entidades que recebem mais de 200 mil euros de subsídios públicos anuais e que, portanto, são obrigadas a cumprir a Lei de Transparência da Catalunha. Os resultados mostram uma taxa de não cumprimento muito alta. Em vista disso, consideramos essencial conscientizar e capacitar as entidades, uma vez que a Lei por si só não resolveu o problema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).