Respostas dos representantes políticos aos protestos de 2013: análise do discurso dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados

Palavras-chave: Discurso político, Manifestações de junho de 2013, Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado.

Resumo

Analisa a resposta discursiva dos Presidentes da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal às manifestações de junho de 2013. Entendendo o discurso como ferramenta essencial do processo político, o texto analisa o uso de elementos como logos, ethos e pathos nos pronunciamentos desses três mandatários. As conclusões mostram que os três representantes optaram por formas diferenciadas de se manifestar, mas há muitas similaridades do ponto de vista do conteúdo e das estratégias discursivas que consistem em defender e legitimar o sistema político e naturalizar a ideia de que os protestos “são normais e saudáveis numa democracia”. Os manifestantes, por sua vez, questionavam o poder institucional, reclamavam da democracia representativa e negavam a legitimidade das instituições políticas e dos representantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR), Brasília, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, vinculado à linha de pesquisa Política Institucional do Poder Legislativo. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCTDD). Coordenador do grupo de pesquisa " Parlamento e sociedade: representação política, participação e controle social".

Stone Bruno Coelho Barbosa, Câmara dos Deputados, Brasília, Distrito Federal, Brasil

 Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Roraima. Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Roraima. Especialização em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília. Especialista em Comunicação e Política pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado
15-07-2020
Como Citar
Teixeira de Barros, A., & Coelho Barbosa, S. B. (2020). Respostas dos representantes políticos aos protestos de 2013: análise do discurso dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados. Sociedade E Cultura, 23. https://doi.org/10.5216/sec.v23i.51092
Seção
Artigos Livres