Nas tramas da amizade: tensões e limites da sociabilidade em um grupo de “homens homossexuais” mais velhos, a Turma OK
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v19i2.48669Resumo
Este artigo se ocupa das tensões e dos “limites da sociabilidade” de um grupo de “homens homossexuais” mais velhos, a Turma OK, localizado na Lapa, bairro do Rio de Janeiro. Com mais de cinquenta anos de existência, este grupo segue promovendo eventos que reúnem um número considerável de sócios. Meu interesse aqui é compreender um aspecto significativo da sociabilidade do grupo, o conflito. O foco analítico recai nas tensões e disputas de sentidos sobre o grupo, que são negociadas no fluxo das interações entre os sócios e outros frequentadores. Também enfatizo as distintas opiniões sobre as direções que garantiriam ou não a manutenção da associação. A captura desses sentidos só é possível quando considerada a articulação entre gênero, sexualidade e geração. Os dados para a construção deste texto foram obtidos através de etnografia. As festas, os concursos e a assembleia geral de sócios foram eventos importantes para o registro desses dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).