AGRICULTURA FAMILIAR E REPRODUÇÃO SOCIAL

Autores

  • José Paulo Pietrafesa UnB/UCG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v3i1.463

Resumo

O presente texto reflete sobre três situações muito particulares acerca da questão da agricultura familiar no Brasil e em Goiás. Num primeiro momento, expõe as várias visões teóricas sobre o conceito de agricultor familiar e suas relações sociais, identificando as transformações desse conceito, ao mesmo tempo em que percebe que a discussão epistemológica está estritamente ligada aos aspectos históricos da atividade. O ator social é o mesmo: camponês, pequeno produtor ou agricultor familiar são aqueles que exercem suas tarefas agropecuárias na base do trabalho familiar. Um segundo aspecto abordado se refere à qualidade de vida no meio rural e o que esse conceito, muito em voga no meio urbano, tem a ver com a realidade desse ator social. Já no terceiro momento, buscou-se refletir a influência do uso da ciência e da tecnologia no mundo rural para a conquista de um padrão diferenciado de “qualidade de vida” no setor de agricultura familiar. Palavras-chave: agricultura familiar; qualidade de vida; ciência e tecnologia agropecuária; sociologia rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Paulo Pietrafesa, UnB/UCG

Mestre em Educação pela UFG e doutorando em Sociologia pela UnB. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Associação Educativa Evangélica de Anápolis e professor convidado do Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

PIETRAFESA, J. P. AGRICULTURA FAMILIAR E REPRODUÇÃO SOCIAL. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v3i1.463. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/463. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres