REGIÃO CENTRO-OESTE: UMA VISÃO GEOPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v3i1.455Resumo
A análise da Região Centro-Oeste baseia-se no pressuposto da coexistência macro–micro na designação das regiões, entendidas como referenciais de planejamento, formulação de políticas e coordenação de ações. O objetivo é alertar para os riscos presentes em numerosos estudos atuais que, ao valorizar diferenças e reconhecer heterogeneidades intra-regionais, decretam a falência das macrorregiões. Com esse corte analítico, o artigo caracteriza os componentes estratégicos de uma nova geopolítica no Brasil a partir do Centro-Oeste – o posicionamento geográfico, a economia urbanoregional, a biodiversidade e a intervenção estatal. Entre as conclusões a que chega, está a indicação sobre o caráter indefinido (em construção) da identidade regional do Centro- Oeste. Palavras-chave: desenvolvimento regional; identidade; Centro-Oeste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
STEINBERGER, M. REGIÃO CENTRO-OESTE: UMA VISÃO GEOPOLÍTICA. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v3i1.455. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/455. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).