REGIÃO CENTRO-OESTE: UMA VISÃO GEOPOLÍTICA

Autores

  • Marília Steinberger UnB

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v3i1.455

Resumo

A análise da Região Centro-Oeste baseia-se no pressuposto da coexistência macro–micro na designação das regiões, entendidas como referenciais de planejamento, formulação de políticas e coordenação de ações. O objetivo é alertar para os riscos presentes em numerosos estudos atuais que, ao valorizar diferenças e reconhecer heterogeneidades intra-regionais, decretam a falência das macrorregiões. Com esse corte analítico, o artigo caracteriza os componentes estratégicos de uma nova geopolítica no Brasil a partir do Centro-Oeste – o posicionamento geográfico, a economia urbanoregional, a biodiversidade e a intervenção estatal. Entre as conclusões a que chega, está a indicação sobre o caráter indefinido (em construção) da identidade regional do Centro- Oeste. Palavras-chave: desenvolvimento regional; identidade; Centro-Oeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Steinberger, UnB

Professora de Geografia Política do Mestrado de Geografia da Universidade de Brasília e pesquisadora do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais – Neur/Ceam/UnB.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

STEINBERGER, M. REGIÃO CENTRO-OESTE: UMA VISÃO GEOPOLÍTICA. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v3i1.455. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/455. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê