A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Benício Viero Schmidt CEPAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v3i1.454

Resumo

Também no plano educacional o Brasil apresenta antigos dualismos que sustentam a existência da sociedade nacional. Há o caso exemplar de um sistema de pósgraduação avançado, produtivo e formador de recursos humanos e científicos justaposto a situações dramáticas quanto ao estado do ensino em outros níveis. Daí resulta a adoção de políticas de crescimento de matrículas em todos os níveis, desacompanhada de correspondentes medidas relacionadas à qualidade do ensino. Na área da educação superior pública, as deformações são preocupantes. A reflexão aqui proposta parte de duas premissas: no país, as elites brasileiras nunca encararam a educação como um componente essencial para a consolidação de uma sociedade democrática e com projetos de poder no quadro internacional; ao lado da expansão de vagas, garantir qualidade é variável estratégica para determinar as possibilidades futuras de desenvolvimento das potencialidades nacionais. Palavras-chave: expansão da universidade; democracia; qualidade.

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Biografia do Autor

Benício Viero Schmidt, CEPAC

Doutor em Ciência Política Stanford/USA. Professor do Centro de Estudos e Pesquisas da América Latina e Caribe/UnB

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Publicado

2007-12-05

Como Citar

SCHMIDT, B. V. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v3i1.454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/454. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê