Significados e usos sociais da expertise na implementação de políticas públicas de gestão ambiental

Autores

  • WILSON JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v12i1.4460

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Expertise, Redes Sociais, Reconversão Profissional

Resumo

Esse artigo examina os significados e as lógicas sociais da utilização de recursos de expertise nas políticas públicas de gestão ambiental. Os procedimentos analíticos concentraram-se numa análise da história social do setor de proteção ambiental e na investigação da diversidade de esferas e de redes sociais articuladas às trajetórias familiares, escolares, militantes e profissionais dos atores envolvidos com a execução da política de silvicultura no Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstraram que os significados e a utilização da expertise em tal situação, estão associados a padrões diversificados de reconversão da formação e do exercício profissional em diferentes esferas de atividade, com base nos vínculos anteriores e/ou simultâneos estabelecidos com redes diversificadas de organizações e “movimentos sociais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WILSON JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Sergipe

Prof. Adjunto 3 de Antropologia Social no Departamento de Sociologia e Política. Sua área de pesquisa é antropologia da política e do Estado com ênfase na ação coletiva, militantismo, movimentos sociais e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2009-08-11

Como Citar

OLIVEIRA, W. J. F. D. Significados e usos sociais da expertise na implementação de políticas públicas de gestão ambiental. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 139–150, 2009. DOI: 10.5216/sec.v12i1.4460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/4460. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres