Significados e usos sociais da expertise na implementação de políticas públicas de gestão ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i1.4460Palavras-chave:
Políticas Públicas, Expertise, Redes Sociais, Reconversão ProfissionalResumo
Esse artigo examina os significados e as lógicas sociais da utilização de recursos de expertise nas políticas públicas de gestão ambiental. Os procedimentos analíticos concentraram-se numa análise da história social do setor de proteção ambiental e na investigação da diversidade de esferas e de redes sociais articuladas às trajetórias familiares, escolares, militantes e profissionais dos atores envolvidos com a execução da política de silvicultura no Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstraram que os significados e a utilização da expertise em tal situação, estão associados a padrões diversificados de reconversão da formação e do exercício profissional em diferentes esferas de atividade, com base nos vínculos anteriores e/ou simultâneos estabelecidos com redes diversificadas de organizações e “movimentos sociais”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-11
Como Citar
OLIVEIRA, W. J. F. D. Significados e usos sociais da expertise na implementação de políticas públicas de gestão ambiental. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 139–150, 2009. DOI: 10.5216/sec.v12i1.4460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/4460. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).