Quatro décadas de “Minas” e “Geraes”. A dimensão política da obra de Milton Nascimento

Autores

  • Emerson Ike Coan

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v18i2.42382

Resumo

O objeto deste trabalho é a produção cultural de Milton Nascimento e sua dimensão
política nos álbuns “Minas” (1975) e “Geraes” (1976). O método utilizado é o da teoria
crítica, pelo qual essas obras serão compreendidas na dinâmica histórica da sociedade
capitalista brasileira na ditadura militar. As músicas serão analisadas, não só em suas características
sonoras, mas também temáticas, com o objetivo de constatar uma complementaridade
entre os discos. Pretende-se examinar se os sentimentos dos artistas, em canções
como “Fé cega, faca amolada”, “Saudades dos aviões da Panair (conversando no bar)”,
“Menino” e “O que será (à flor da pele)”, estavam em sintonia com os dissabores e as
esperanças do povo brasileiro de então.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

COAN, E. I. Quatro décadas de “Minas” e “Geraes”. A dimensão política da obra de Milton Nascimento. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/sec.v18i2.42382. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/42382. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres