Três histórias: velhice feminina, agência e reflexividade em contextos de convivências intergeracionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v17i1.36871Palavras-chave:
velhice feminina, agência, reflxividade, relações intrageracionais, relações intergeracionais.Resumo
Neste trabalho procuramos refltir sobre a categoria velhice feminina, relacionando-a com os conceitos de agência e de reflxividade de Anthony Giddens. Mais precisamente, abordamos possibilidades de convivências familiares em contextos intergeracionais em que se incluem mulheres participantes de grupos que agenciam o envelhecimento contemporâneo. Para tanto, selecionamos narrativas de vida de três senhoras, de idade entre 62 e 70 anos, que integraram um grupo de idosas de uma pesquisa de doutorado em Sociologia realizada na Universidade Federal da Paraíba. Os métodos de investigação consistiram na observação participante e em entrevistas do tipo história de vida em que se fazem os seguintes questionamentos: como essas mulheres lidam, especialmente com fihos e netos, com as perspectivas das diferentes propostas de envelhecimento com as quais se envolvem em seu cotidiano? Que mudanças nas relações familiares podem ser apontadas com as interferências das ideologias disseminadas nos grupos de idosos pela Igreja e pela saúde pública? Percebemos essas senhoras como agentes que monitoram continuamente os flxos de informações aos quais têm acesso. Elas reinventam suas experiências de velhice no diálogo entre os referenciais extra e intrafamiliares, fazendo escolhas que primam pela convivência familiar e priorizam as relações extrafamiliares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).