FOTOGRAFIA E ALISTAMENTOS CIENTÍFICOS: EM TORNO DE UMA CONTROVÉRSIA SOBRE AUTENTICIDADE

Autores

  • Josimar Jorge Ventura de Morais Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.32150

Palavras-chave:

Fotografia, Robert Capa, Ciência, Instrumentos Científicos, Sociologia das Associações

Resumo

Analisamos as controvérsias em torno da fotografia intitulada “Morte do Miliciano”, de Robert Capa, à luz da sociologia das associações de Bruno Latour. Acompanhamos o desenrolar dos debates entre duas posições antagônicas (a que diz que a foto teria sido posada e a outra, que Capa teria realmente fotografado alguém no momento mesmo da sua morte) através da utilização de um documentário em que a ciência e seus artefatos são alistados para defender uma determinada posição. Concluímos mostrando que, longe de tentar resolver sociologicamente a controvérsia, a sociologia das associações nos permite ter um entendimento dos diversos argumentos postos à prova pelas partes em disputa.

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Biografia do Autor

Josimar Jorge Ventura de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2017-07-21

Como Citar

MORAIS, J. J. V. de. FOTOGRAFIA E ALISTAMENTOS CIENTÍFICOS: EM TORNO DE UMA CONTROVÉRSIA SOBRE AUTENTICIDADE. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/sec.v9i1.32150. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/32150. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres