O futebol e a sociedade global: uma reavaliação da identidade sociocultural brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v10i2.3139Palavras-chave:
futebol, globalização, reavaliação funcional de categoriasResumo
O presente trabalho é uma reflexão socioantropológica sobre as mudanças ocorridas no modo de perceber o futebol como um exemplo da identidade cultural brasileira. O objetivo é demonstrar como tais mudanças são percebidas não como uma ruptura com alguns elementos constitutivos da tradição cultural brasileira, mas, sim, como uma reavaliação funcional de categoriais feita a partir da intensificação da lógica mercantil que passou a dominar o futebol mundial no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1990.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-17
Como Citar
BARBOSA, A. M. E. S. O futebol e a sociedade global: uma reavaliação da identidade sociocultural brasileira. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v10i2.3139. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/3139. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).