Experiências da escravidão e formação de comunidades quilombolas no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i1.28221Palavras-chave:
escravidão, comunidades quilombolas, ParanáResumo
Neste artigo são analisadas duas comunidades quilombolas localizadas na região de Castro e Ivaí, no interior do estado do Paraná, no que diz respeito à experiência da escravidão, ao processo de formação e à situação atual de cada uma delas. Para execução da pesquisa, além da visitação in loco, foram utilizadas fontes primárias (entrevistas e fotografias) e pesquisa bibliográfica. Em paralelo, apresentam-se alguns resultados de trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental, no intuito de contemplar a temática da cultura afro-brasileira no currículo, em conformidade com a Lei Federal n. 10.639/2003. A intervenção pedagógica ocorreu em uma escola pública localizada no município de Janiópolis/PR, com base em material didático elaborado a partir dos dados obtidos pela investigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-06
Como Citar
MEZZOMO, F.; SEMPREBOM, R. Experiências da escravidão e formação de comunidades quilombolas no Paraná. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 10.5216/sec.v16i1.28221, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i1.28221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/28221. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).