“Colorir o passado com o presente”: proposta de construção e apropriação de memória no projeto Juventude, política e religião: diálogos intergeracionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i1.28219Palavras-chave:
memória, direito à memória, videodocumentário, religião, juventudeResumo
Análise de projeto que grava em vídeo depoimentos de líderes evangélicos perseguidos pela ditadura militar, com o intuito de que jovens da atualidade tenham contato com esse material. Utiliza reflexões de Michael Pollak e Maurice Halbwachs, e as relações entre memória e temporalidades contemporâneas tecidas por Andreas Huyssen e Martin-Barbero. São percebidas disputas de identidade e pertencimento dentro do grupo e no contexto amplo da história oficial/memória nacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-06
Como Citar
SOUZA, P. V.; MATOS, M. V. “Colorir o passado com o presente”: proposta de construção e apropriação de memória no projeto Juventude, política e religião: diálogos intergeracionais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 0.5216/sec.v16i1.28219, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i1.28219. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/28219. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).