“Colorir o passado com o presente”: proposta de construção e apropriação de memória no projeto Juventude, política e religião: diálogos intergeracionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i1.28219Palavras-chave:
memória, direito à memória, videodocumentário, religião, juventudeResumo
Análise de projeto que grava em vídeo depoimentos de líderes evangélicos perseguidos pela ditadura militar, com o intuito de que jovens da atualidade tenham contato com esse material. Utiliza reflexões de Michael Pollak e Maurice Halbwachs, e as relações entre memória e temporalidades contemporâneas tecidas por Andreas Huyssen e Martin-Barbero. São percebidas disputas de identidade e pertencimento dentro do grupo e no contexto amplo da história oficial/memória nacional.Downloads
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Publicado
2014-02-06
Como Citar
SOUZA, P. V.; MATOS, M. V. “Colorir o passado com o presente”: proposta de construção e apropriação de memória no projeto Juventude, política e religião: diálogos intergeracionais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 0.5216/sec.v16i1.28219, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i1.28219. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/28219. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
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Artigos Livres
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