Metrópoles e metropolização no Brasil: o caso de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i1.28218Palavras-chave:
Brasil, urbanização e metropolização, áreas metropolitanas, GoiâniaResumo
Este artigo tem a finalidade de discutir a forma tendencial de desenvolvimento das áreas metropolitanas no Brasil ao longo do século XX, destacando a sua condição de crise assente na ausência institucional de poder de decisão política para a gestão metropolitana.Tal situação fatalmente figura como um dos principais responsáveis pelo quadro de segregação socioterritorial incidente nessas áreas, que se constituem de 13,4% dos municípios brasileiros e concentra mais de 51% de toda a população do país.O artigo se encerra analisando o processo de desenvolvimento da condição metropolitana de Goiânia, a partir, principalmente, do cotejamento de pesquisas consagradas que elucidaram o crescimento urbano dessa cidade e a dinâmica de respostas de seu planejamento urbano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-06
Como Citar
DE OLIVEIRA, A. F. Metrópoles e metropolização no Brasil: o caso de Goiânia. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 10.5216/sec.v16i1.28218, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i1.28218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/28218. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).