Eu sou o samba: sobre lugares, pessoas e pertencimento
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i1.28214Palavras-chave:
samba, lugar, pertencimento, Rio de Janeiro, patrimônio cultural.Resumo
Este artigo está centrado na reflexão sobre determinados “lugares” associados ao samba da cidade do Rio de Janeiro, considerando aqueles considerados emblemáticos na literatura especializada sobre o tema. O objetivo é compreender as relações entre o samba, as pessoas e os lugares, indicando os diversos arranjos territoriais, morais e afetivos que os engendram, como também a presentificação desses lugares nos movimentos sociais, nas manifestações festivas e nos processos de patrimonialização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-06
Como Citar
GONÇALVES, R. de S. Eu sou o samba: sobre lugares, pessoas e pertencimento. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 10.5216/sec.v16i1.28214, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i1.28214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/28214. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).