Cuerpos que se desplazan y lugares que se hacen. Experiencias etnográficas con niños en dos barrios populares de la Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i1.28210Palavras-chave:
espacio urbano, lugar antropológico, etnografía con niñosResumo
En este trabajo presento resultados de tres experiencias de investigación etnográfica en colaboración con niños/as realizadas en 2004, 2005 y 2010 en la Argentina. Me centro en las diferentes construcciones y apropiaciones de lugares y espacios urbanos – e neste caso, de barrios populares – que realizan los niños/as, através de sus lenguajes –verbal, corporal y gestual – y en el intercambio reflexivo de interpretaciones. Muestro cómo, al incorporar la perspectiva de los niños, el espacio operó como un organizador que amplió las posibilidades analíticas de las diferencias y permitió describir aspectos de la vida de los barrios, evitando apelar a categorías estereotipadas como “periferia”o “suburbio”, “marginalidad” o “exclusión”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-06
Como Citar
MILSTEIN, D. Cuerpos que se desplazan y lugares que se hacen. Experiencias etnográficas con niños en dos barrios populares de la Argentina. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 10.5216/sec.v16i1.28210, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i1.28210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/28210. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).