El uso de las redes sociales en las ONGs inmigrantes en España
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v17i2.22925Palavras-chave:
redes sociales, ONG, inmigración, participación, cooperación 2.0Resumo
Este artículo tiene como objetivo analizar el uso de las redes sociales por las ONGs que trabajan con población inmigrante en España. Para ello, se analizaron 18 ONGs, con canales Twitter y Facebook y portales web; así mismo se analizaron un total de 647 mensajes publicados por estos, durante 2010 y 2011. Los datos muestran un bajo nivel de apropiación de las redes sociales por parte de las ONGs analizadas, así como el carácter informativo y poco participativo en que son empleados estos escenarios actualmente; lo que reafirmaría lo expuesto por Albaigès (2007) en cuanto a la falta de elementos para un uso oportuno del término ¨cooperación 2.0¨, desde las organizaciones analizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).