Significados do Terceiro Setor: de uma nova prática política à despolitização da questão social

Autores

  • LIA PINHEIRO BARBOSA Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.227

Resumo

Resumo: A literatura corrente apresenta o Terceiro Setor sob dois vieses analíticos distintos: 1. surge como uma alternativa viável à ineficiência estatal no trato da questão social; 2. emerge do projeto político neoliberal que prima pelo esvaziamento da dimensão pública do Estado. O presente artigo é resultado de um estudo bibliográfico e objetiva apresentar algumas considerações sobre a construção sociopolítica do Terceiro Setor, enfatizando uma reflexão crítica, baseada na análise dos fundamentos político-sociais correntes nas últimas três décadas que exercem influência direta na configuração deste ator social. Visase a uma discussão acadêmica sobre este sujeito, tecendo uma lógica argumentativa para se pensar o papel político desempenhado por ele no contexto político-social latino-americano. Palavras-chave: Terceiro Setor; participação; questão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LIA PINHEIRO BARBOSA, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Sociologia, Especialista em Gestão do Terceiro Setor e Professora Assistente da Faculdade de Educação de Cratéus, da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

BARBOSA, L. P. Significados do Terceiro Setor: de uma nova prática política à despolitização da questão social. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 173–186, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i1.227. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/227. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres