Cultura nordestina, sociedade carioca (Representações de migrantes nordestinos na chanchada, 1952-1961)
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.226Resumo
Resumo: Este ensaio visa localizar, descrever e interpretar aspectos de representação de uma suposta identidade regional nordestina no cinema brasileiro de ficção entre os anos de 1952 e 1961. Além disso, buscamos fazer um breve levantamento de algumas das matrizes dessas representações e as suas motivações para tanto. Com esse propósito, buscamos analisar quais os traços culturais que as narrativas da amostra consideram como exclusivos daqueles que nasceram ou se formaram no Nordeste do Brasil; verificar e discutir se, nessa amostra de representações, há dados que possibilitem uma caracterização dos nordestinos por naturalidade, e se seria a auto-atribuição um fator relevante para o processo de construção de uma identidade nordestina no nosso cinema. Palavras-chave: nordestinos; chanchada carioca; história e crítica; cinema brasileiro; século 20.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
LOBO, J. C. Cultura nordestina, sociedade carioca (Representações de migrantes nordestinos na chanchada, 1952-1961). Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 161–172, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i1.226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/226. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).