ASSENTAMENTO E SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v4i1.2228Palavras-chave:
Assentamento, sustentabilidade.Resumo
A degradação do meio ambiente tem sido causa de sérias preocupações da comunidade científica, das organizações governamentais e nãogovernamentais. A questão ambiental no Brasil tem suscitado investigações em vários campos científicos, inclusive no das Ciências Sociais, que ainda não a assumiram como prioridade em suas pesquisas. O presente texto faz uma discussão sobre a prática produtiva em assentamentos rurais goianos, ou seja, se suas atividades agrárias estão ou não voltadas para a sustentabilidade. Tal indagação requer um estudo mais aprofundado, pois trata-se de uma questão socioambiental complexa, envolvendo fatores intrínsecos e extrínsecos ao problema, local e globalmente dimensionados. Destaca-se a necessidade de trabalhar o conceito de esenvolvimento sustentável de maneira mais abrangente, ou seja, na perspectiva dos recursos naturais nos assentamentos rurais e do próprio modo de vida – os traços culturais, as crenças, as práticas de trabalho e produção, enfim a vida cotidiana – desses trabalhadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-30
Como Citar
SILVA, M. A. D. da. ASSENTAMENTO E SUSTENTABILIDADE. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 4, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v4i1.2228. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/2228. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).