VALOR ECONÔMICO DOS DANOS AMBIENTAIS DO RIO MEIA PONTE EM GOIÂNIA (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v4i1.2225Palavras-chave:
Valoração contingente, danos ambientais, Logit.Resumo
O Rio Meia Ponte é um importante recurso hídrico do Estado de Goiás, mas sua qualidade natural está comprometida da nascente à foz. O ápice da poluição localiza-se em Goiânia, capital do estado, onde são desenvolvidas várias atividades produtivas às margens desse rio, notadamente a horticultura, cuja produção é encaminhada ao mercado. A irrigação das hortas com água poluída pode levar à contaminação dos produtos e acarretar prejuízos à saúde dos consumidores. A não-existência de mercados onde bens públicos, tal como a qualidade do Rio Meia Ponte, sejam transacionados implica o desconhecimento de um valor para essa categoria de bens. Tal valor é indicador da importância do nível de qualidade desse bem para o bem-estar da população, já que permite a estimativa dos danos decorrentes da poluição, ou dos benefícios gerados pela despoluição. Com o objetivo de estimar o valor dos danos decorrentes da poluição do Rio Meia Ponte para a população de Goiânia, adotou-se o Método de Avaliação Contingente, pelo qual se estima tal valor monetário com base nas preferências individuais reveladas no contexto de um mercado hipotético.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-30
Como Citar
RIBEIRO, F. L.; LEÃO, C. VALOR ECONÔMICO DOS DANOS AMBIENTAIS DO RIO MEIA PONTE EM GOIÂNIA (GO). Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 4, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v4i1.2225. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/2225. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).