Deus e o Diabo no sertão dos Guayazes: abusos e desmandos do vigário da Vara de Vila Boa

Autores

  • CRISTINA DE CÁSSIA PEREIRA MORAES UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.217

Resumo

Resumo: Este artigo se propõe a analisar a luta pelo poder jurisdicional entre o Concelho da Câmara de Vila Boa e o vigário da Vara da Matriz de Sant’Anna, padre João Perestrello Spindola de Vasconcellos, ocorrido em meados do setecentos. Ademais, abordaremos a criação da prelazia de Goiás como um fator peremptório para a delimitação e a configuração de fronteiras no Brasil para além da linha imaginária de Tordesilhas. Outrossim, esperamos, ao evidenciar o embate ocorrido entre a nobreza, o povo e o vigário, resgatar a religiosidade dos homens e mulheres do sertão de Goiás. Palavras-chave: cultura; fronteira; religiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTINA DE CÁSSIA PEREIRA MORAES, UFG

Profa. Adjunta I da Universidade Federal de Goiás. Doutora em História das Idéias Religiosas pela Universidade Nova de Lisboa-PT.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

MORAES, C. D. C. P. Deus e o Diabo no sertão dos Guayazes: abusos e desmandos do vigário da Vara de Vila Boa. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 91–104, 2017. DOI: 10.5216/sec.v9i1.217. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/217. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê