Religião no Centro-Oeste: entre a tradição e a modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.214Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um olhar analítico sobre o panorama religioso da Região Centro-Oeste, palco de tão grande riqueza de formas de expressões religiosas, como festas das irmandades e romarias, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), nova era e neopentecostalismo. Considerando a complexidade e a variedade dessas expressões religiosas, e também a percepção de que essa região tem passado por um acelerado processo de urbanização em tempos muito recentes, e por esse motivo em seu seio coexistem novas (modernas) e velhas (tradicionais) formas de convivências e de valores socioculturais, este será o eixo teórico sobre o qual versará nossa análise. Palavras-chave: religião; Centro-Oeste; tradição; modernidade; fronteira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
LEMOS, C. T. Religião no Centro-Oeste: entre a tradição e a modernidade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 51–64, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i1.214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/214. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).