O estado da arte dos determinantes do voto no Brasil e as lacunas existentes
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20684Palavras-chave:
comportamento eleitoral, determinantes do voto, eleições, escolha, neoinstitucionalismo.Resumo
Por meio da revisão dos determinantes do voto apresentados pela literatura brasileira e da apresentação das premissas básicas do neoinstitucionalismo, este artigo tem o objetivo de mostrar as contribuições dos variados autores no que condiz às explicações das escolhas do eleitor; evidenciar as lacunas de pesquisas existentes no âmbito das obras que abordam os determinantes do voto; justificar a necessidade da utilização do neoinstitucionalismo na interpretação do comportamento do eleitor. Conclui-se que, para a robusta compreensão teórica e empírica da escolha do eleitor, é necessária a utilização do neoinstitucionalismo na interpretação da influência dos determinantes do voto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-10-17
Como Citar
OLIVEIRA, A. O estado da arte dos determinantes do voto no Brasil e as lacunas existentes. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20684, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20684. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20684. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).