Sociologia da Juventude: da juventude desviante ao protagonismo jovem da Unesco

Autores

  • Breitner Tavares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20683

Palavras-chave:

estrutural-funcionalismo, estudos culturais, Sociologia da Juventude no Brasil, Unesco.

Resumo

Neste artigo, discutem-se algumas abordagens teóricas para os estudos da juventude desenvolvidos pela Escola de Chicago, a teoria estrutural-funcionalista e os estudos culturais. Além disso, serão analisados alguns estudos pioneiros sobre juventude no Brasil. Esse panorama revela uma certa ênfase em estudos das juventudes das camadas médias e, por outro lado, uma certa ausência de pesquisas sobre juventude de classe trabalhadora. Esse quadro, por sua vez, sofrerá uma alteração a partir dos estudos da Unesco no final dos anos 90, ao assumirem uma demanda social por estudos sobre juventude. De fato, a Unesco, mobilizada duplamente por pesquisadores acadêmicos e gestores de políticas públicas, reimpulsiona esse campo de pesquisa, que atualmente assume um posição multidisciplinar.

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Publicado

2012-10-17

Como Citar

TAVARES, B. Sociologia da Juventude: da juventude desviante ao protagonismo jovem da Unesco. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20683, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20683. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20683. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres