Política on-line: a utilização do Twitter como ferramenta de capital social nas eleições presidenciais de 2010

Autores

  • Dejalma Cremonese Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20679

Palavras-chave:

campanha eleitoral 2010, capital social, participação cívica, Twitter.

Resumo

Este estudo guia-se pela hipótese de que a utilização das redes sociais (Twitter) nas eleições presidências de 2010 no Brasil foi um fator favorável à produção de capital social e civismo. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Twitter pelos três principais candidatos à Presidência da República do Brasil nas eleições gerais de 2010: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Apresente análise acompanhou, mais especificamente, a conta do Twitter dos referidos candidatos por 120 dias (de 6 de julho até 2 de novembro de 2010). Utilizado pela primeira vez em um processo eleitoral no Brasil, o Twitter foi empregado principalmente para a divulgação das agendas, além de aproximar os eleitores de seus candidatos, catalisando participação cívica. Este trabalho procurou mostrar que o Twitter contribuiu para o debate democrático e para a mobilização do eleitorado dos referidos candidatos,principalmente os eleitores da candidata Marina Silva, o que levou a eleição a ser decidida em um segundo turno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

CREMONESE, D. Política on-line: a utilização do Twitter como ferramenta de capital social nas eleições presidenciais de 2010. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20679, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20679. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20679. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê