O sujeito e o indivíduo na perspectiva de Alain Touraine
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v14i2.17616Palavras-chave:
indivíduo, sujeito, movimentos sociais.Resumo
Este artigo tem o intuito de discutir, a partir da perspectiva mais recente de Alain Touraine, o desenvolvimento dos processos de subjetivação na contemporaneidade. Busca-se compreender como as mudanças atuais na forma de perceber e estar no mundo influenciam a constituição do sujeito. Para isto, analisamos de que maneira o autor distingue os conceitos de indivíduo e sujeito, assim como a importância da relação existente entre a subjetividade humana nas suas manifestações singulares e os movimentos sociais e lutas por emancipações, travadas pelos diversos grupos e comunidades.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-21
Como Citar
VERÍSSIMO VERONESE, M.; BARBOZA LACERDA, L. F. O sujeito e o indivíduo na perspectiva de Alain Touraine. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 14, n. 2, p. DOI: 10.5216/sec.v14i2.17616, 2012. DOI: 10.5216/sec.v14i2.17616. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/17616. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).