Da memória traumática ao relato heróico: o papel da violência na identidade do Bairro da Población La Victoria, em Santiago do Chile
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v14i2.17610Palavras-chave:
identidade de bairro, relato heróico, memória traumática, pobladores, Población La Victoria.Resumo
A partir do caso de Población La Victoria, este artigo explora a emergência da identidadede bairro gerada pela experiência de dois fatos traumáticos mediados por situaçõesde violência: a tomada de terrenos que lhe deu origem (1957) e a resistência à ditaduramilitar (1973-1989). A tensão entre conflito e violência experimentados poderia terconfigurado uma memória traumática e um relato vitimizante, mas criou-se um relato heróico baseado num ideário de luta, solidariedade e organização. Ele unificaria ambas as experiências numa narrativa específica, pois a ditadura veio a dar continuidade à memória dos fundadores, e a tomada forneceu um universo de significações quepermitiu compreender a resistência à ditadura como uma extensão da epopeia de1957. Para isso foi fundamental a circulação do relato mediante mecanismos como a reprodução do mito de origem, a toponímia e o muralismo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-21
Como Citar
CORTÉS, A. Da memória traumática ao relato heróico: o papel da violência na identidade do Bairro da Población La Victoria, em Santiago do Chile. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 14, n. 2, p. DOI: 10.5216/sec.v14i2.17610, 2012. DOI: 10.5216/sec.v14i2.17610. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/17610. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).