O conhecimento científico e o tribalismo: a emoção do cotidiano na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v14i1.15691Palavras-chave:
pós-modernidade, modernidade, conhecimento científico, laços sociais, tribalismoResumo
Esse artigo propõe uma leitura das ondulações sociais observadas entre a modernidade e a pós-modernidade. Tem como objetivo compreender os laços sociais que se revelam e se estabelecem a partir da chamada pós-modernidade, criando condições para a investigação e criação de novas possibilidades de produção do conhecimento científico. Para tanto, se fundamenta nas noções desenvolvidas por Maffesoli e Morin para a análise da diversidade social, através da revisão das estratégias que estruturam esse espaço. Por se tratar de uma leitura bibliográfica das principais obras de Maffesoli no tocante à temática proposta, pretende, ainda, contribuir para os que queiram se aventurar nesse universo teórico.
: .
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).