O memorial dos lanceiros negros: disputas simbólicas, configurações de identidades e relações interétnicas no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v8i2.1018Resumo
Tomando como universo empírico um evento em prol da construção de um memorial em homenagem aos lanceiros negros no município de Pinheiro Machado (RS), atento para as disputas simbólicas que se travam em torno dessas figuras. Procuro demonstrar que as diferentes apropriações de uma experiência histórica comum – o Massacre de Porongos – têm conexões com a configuração de identidades étnicas e regionais e com as relações entre os diversos grupos sociais que compõem o estado do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: lanceiros negros; identidade étnica; identidade regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
DE CARVALHO, A. P. C. O memorial dos lanceiros negros: disputas simbólicas, configurações de identidades e relações interétnicas no Sul do Brasil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 8, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v8i2.1018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1018. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).