Imagens do corpo e embodiment das imagens. A circulação da imagem corporal em uma perspectiva histórica (artística) e antropológica (estética)

Autores

  • MARCIO PIZARRO NORONHA

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v8i2.1017

Resumo

O corpo acompanha a produção artística iconográfica e apresenta imagens – figuras – do ser humano. Essas figuras podem ser tratadas em seu campo representacional. Na atualidade, a experimentação em arte apresenta não somente imagens do corpo mas ainda o embodiment de suas práticas (com cirurgias, implantes, transplantes). O que é esta mudança paradigmática na imagem corporal? O artigo desenvolve os conceitos de imagens “encorporadas” (embodiment), imagens pictóricas e imagens eletrônicas no contexto artístico da “performance-arte ao retorno à pintura”. Palavras-chave: corpo; embodiment; imagem; história, antropologia da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

PIZARRO NORONHA, M. Imagens do corpo e embodiment das imagens. A circulação da imagem corporal em uma perspectiva histórica (artística) e antropológica (estética). Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 8, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v8i2.1017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1017. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres