RENASCENDO DAS CINZAS. UM HISTÓRICO DA PRESENÇA DOS CAYAPÓ-PANARA EM GOIÁS E NO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Odair Giraldin Unitins

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v3i1.462

Resumo

Na história da ocupação do Centro-Oeste brasileiro, sobretudo a região de Goiás, os índios Cayapó aparecem como um dos povos indígenas que ofereceram maior resistência à fixação dos não-indígenas na região. As poucas informações históricas sobre eles davam-nos como um povo extinto a partir do início do século XX. Neste artigo, no entanto, apresento fontes documentais que indicam que os Cayapó são os antepassados dos atuais Panara (que vivem no sul do estado do Pará). Como evidência dessa relação, apresento dados lingüísticos, através de um excelente vocabulário dos Cayapó coligido por um morador da cidade de Uberaba (MG), em 1918. Palavras-chave: história indígena; Cayapó Meridional; Panara; Brasil Central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Giraldin, Unitins

Doutor em Ciências Sociais (ênfase em Etnologia Indígena) pela Unicamp. Professor do curso de História da Universidade do Tocantins (Unitins), campus de Porto Nacional (TO).

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

GIRALDIN, O. RENASCENDO DAS CINZAS. UM HISTÓRICO DA PRESENÇA DOS CAYAPÓ-PANARA EM GOIÁS E NO TRIÂNGULO MINEIRO. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v3i1.462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/462. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Livres