RENASCENDO DAS CINZAS. UM HISTÓRICO DA PRESENÇA DOS CAYAPÓ-PANARA EM GOIÁS E NO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v3i1.462Resumo
Na história da ocupação do Centro-Oeste brasileiro, sobretudo a região de Goiás, os índios Cayapó aparecem como um dos povos indígenas que ofereceram maior resistência à fixação dos não-indígenas na região. As poucas informações históricas sobre eles davam-nos como um povo extinto a partir do início do século XX. Neste artigo, no entanto, apresento fontes documentais que indicam que os Cayapó são os antepassados dos atuais Panara (que vivem no sul do estado do Pará). Como evidência dessa relação, apresento dados lingüísticos, através de um excelente vocabulário dos Cayapó coligido por um morador da cidade de Uberaba (MG), em 1918. Palavras-chave: história indígena; Cayapó Meridional; Panara; Brasil Central.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
GIRALDIN, O. RENASCENDO DAS CINZAS. UM HISTÓRICO DA PRESENÇA DOS CAYAPÓ-PANARA EM GOIÁS E NO TRIÂNGULO MINEIRO. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v3i1.462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/462. Acesso em: 11 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).