Atitudes parentais sobre Educação Física inclusiva

Autores

  • Celina Luísa Raimundo Martins Universidade de Vigo
  • Margarita Rosa Pino Juste Universidade de Vigo

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v17i1.36884

Palavras-chave:

atitudes, pais, educação inclusiva, educação física, necessidades educativas especiais.

Resumo

As atitudes em relação à inclusão de estudantes com defiiência na escola regular assumem um papel decisivo na construção de uma sociedade democrática e inclusiva. O objetivo deste estudo foi descrever as atitudes parentais sobre a inclusão nas classes de Educação Física (EF). Aplicou-se uma escala de atitudes sociais a uma amostra de 213 pais ou tutores legais de estudantes portugueses. Para discussão dos resultados, constituiu-se um grupo de discussão composto por cinco professores de EF, dois pais e dois estudantes. Os resultados evidenciaram atitudes moderadamente positivas que se relacionaram com diversos fatores. Concluiu-se que o sucesso da inclusão requer que as famílias e a comunidade acreditem mais na competência das escolas, e que para tal são necessários mais recursos materiais e humanos, formação específica,diferenciação do curricular e trabalho colaborativo com as famílias e a comunidade.

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Publicado

2015-07-27

Como Citar

RAIMUNDO MARTINS, C. L.; ROSA PINO JUSTE, M. Atitudes parentais sobre Educação Física inclusiva. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 17, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/sec.v17i1.36884. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/36884. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Livres