Apresentação

Performances, Imaterialidades e a Produção Cultural do Real

Autores

  • Renata de Sá Gonçalves Universidade Federal Fluminense
  • Paulo Raposo Instituto Universitário de Lisboa
  • Izabela Tamaso Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22.59951

Resumo


Quando falamos de imaterialidades, destacamos a ação humana com suas múltiplas possibilidades de expressão, sua dimensão simbólica e criativa de produção do real. Quando falamos de performance, enfatizamos a ação humana como exercício de atuação. Tais eixos se complementam e, por vezes, se imbricam nas diferentes vertentes da tradição antropológica (ver Cavalcanti e Gonçalves, 2017), nos estudos brasileiros sobre processos de patrimonialização (ver Gonçalves e Tamaso, 2018), nos diálogos sobre antropologia e performance (ver Raposo, 2013) e também neste dossiê.
O dossiê reúne artigos que abordam temas relacionados a um conjunto diversificado e heterogêneo de formas expressivas da cultura, especialmente de modo a permitir pensar criticamente a produção cultural do real. Como viés mais presente nos artigos, destaca-se o aspecto patrimonial na produção do real. Ao abordarem a dimensão patrimonial de formas e expressões culturais nos contextos das políticas públicas de preservação cultural, os autores destacam o viés problematizado dos termos oficiais de classificação e de preservação em contraponto com a amplitude da construção de memórias coletivas e individuais, e também de narrativas e ações que não são alcançados por tais enquadramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Sá Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Professora Doutora da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Paulo Raposo, Instituto Universitário de Lisboa

Professor Doutor do Centro em Rede de Investigação em Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa ISCTE- IUL, Lisboa, Portugal

Izabela Tamaso, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

DE SÁ GONÇALVES, R.; RAPOSO, P.; TAMASO, I. Apresentação: Performances, Imaterialidades e a Produção Cultural do Real. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22.59951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/59951. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê