Apresentação

Trabalho, diferenças e desigualdades

Autores

  • Tatiele Pereira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Andrea Delfino Universidad Nacional del Litoral
  • Jaqueline Pereira de Oliveira Vilasboas Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22.57950

Resumo

O trabalho configura-se como uma importante categoria no campo das ciências sociais para a análise e compreensão da sociedade. Apesar de ter sofrido críticas e ter sua centralidade questionada, sobretudo, na segunda metade do século XX (OFFE, 1989), os estudos e pesquisas sociológicas, na contramão dessa vertente, têm revelado um conjunto de mudanças na organização, no processo e nas relações de trabalho que reafirmam a centralidade dessa categoria para a análise social. Tais transformações têm exigido compreender o trabalho a partir de uma perspectiva ampla, que ultrapassa a concepção do trabalho no mercado e do emprego formal construída durante determinadas etapas do capitalismo, bem como demanda a compreensão dos efeitos de tais mudanças na constituição da subjetividade, da identidade pessoal e social dos indivíduos (DUBAR, 2006; DEJOURS, 1997). Essa perspectiva ampliada também pode ser observada na importância de se analisar as relações de trabalho de modo articulado a outras categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiele Pereira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Professora doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, Pernambuco, Brasil

Andrea Delfino, Universidad Nacional del Litoral

Professora doutora da Universidad Nacional del Litoral e da Universidad Nacional de Rosario, Santa Fe, Argentina

Jaqueline Pereira de Oliveira Vilasboas, Instituto Federal de Goiás

Professora doutora do Instituto Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil

Downloads

Publicado

2019-05-21

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, T.; DELFINO, A.; PEREIRA DE OLIVEIRA VILASBOAS, J. Apresentação: Trabalho, diferenças e desigualdades. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22.57950. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/57950. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê