La insérción laboral de las mujeres de sectores populares en Argentina: sobre características objetivas y vivencias subjetivas

Autores

  • Ariela Micha Universidad Nacional de General Sarmiento
  • Francisca Pereyra Universidad Nacional de General Sarmiento

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57887

Resumo

Conforme documentado pela literatura, os padrões de segregação de acordo com o nível socioeconômico e o gênero no mercado de trabalho argentino (assim como na região em geral) mostram uma persistência marcante. De fato, se a taxa de participação das mulheres na força de trabalho ainda é substancialmente menor que a dos homens, são as mulheres de baixa renda que apresentam os níveis mais baixos de inserção, com as condições de trabalho mais precárias e horizontes ocupacionais substancialmente limitados. Neste contexto, este artigo tem como objetivo aprofundar o conhecimento da situação recente do trabalho desse segmento populacional a partir de uma abordagem quantitativo-qualitativa. Por um lado, com base em dados estatísticos, será apresentado um panorama sobre as principais características assumidas pela inserção laboral dessas mulheres. Por outro lado, se procurará explorar a dimensão subjetiva da participação laboral dessas trabalhadoras. Assim, o artigo pergunta sobre: as percepções dessas mulheres em torno da gama limitada de opções de trabalho disponíveis - identificando os parâmetros utilizados para avaliar suas alternativas restritas; o significado que atribuem à experiência de trabalho remunerado - dando especial atenção ao papel desempenhado pela sua intersecção com o trabalho doméstico e de cuidado; e as expectativas futuras em termos de trabalho - levando em conta as oportunidades e obstáculos que surgem para alcançá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariela Micha, Universidad Nacional de General Sarmiento

Doctoranda por la Universidad Nacional de General Sarmiento, Los Polvorines, Argentina.

Francisca Pereyra, Universidad Nacional de General Sarmiento

Profesora Doctora en la Universidad Nacional de General Sarmiento, Los Polvorines, Argentina.

Publicado

2019-05-23

Como Citar

MICHA, A.; PEREYRA, F. La insérción laboral de las mujeres de sectores populares en Argentina: sobre características objetivas y vivencias subjetivas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i1.57887. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/57887. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê