Migração, mobilidades e as cidades da Amazônia: histórias de Xinguara (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22i2.57157

Resumo

Ao longo de décadas, a formação das cidades do Sul do Pará vem ocorrendo por combinações de ciclos econômicos e deslocamentos de população. O artigo apresenta a experiência de migração daqueles moradores de Xinguara que viveram os tempos iniciais da transformação da cidade e da região, propiciada pelas atividades de extração de madeira, garimpo de ouro e ocupação de terras. Propõe-se que a mobilidade nas e entre as “cidades de borda” amazônicas seja tomada como expressão de um conjunto de valores que concebem a “andança” como parte da vida. Desse modo, entendemos que a análise dos processos urbanos deve considerar as narrativas de vidas em tensão entre fluxos e paradas, os contextos de fronteira marcados por alegrias e desafios do desbravamento do novo, mas também pela violência destrutiva contra certos grupos, ambientes e modos de vida preexistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Candice Vidal e Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Arlete Francisca Marques, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Professora das Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Xinguara, Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

VIDAL E SOUZA, C.; MARQUES, A. F. Migração, mobilidades e as cidades da Amazônia: histórias de Xinguara (PA). Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i2.57157. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/57157. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres