Políticas públicas e participação social feminina: a experiência dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável

Autores

  • Cleonice Borges de Souza UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5286

Palavras-chave:

políticas públicas, conselhos gestores, participação social,

Resumo

O artigo perscruta os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável dos municípios Bela Vista de Goiás e de Silvânia, no estado de Goiás, analisando a participação dos agricultores e agricultoras familiares no processo decisório e na operacionalização das políticas públicas para o meio rural. Os Conselhos envolvem relações sociais perpassadas por conflitos e disputas, com predomínio da participação social masculina em detrimento da feminina com evidências de marginalização da mulher no meio rural brasileiro. Este estudo analisa as relações sociais que se estabelecem entre os diversos agentes sociais que participam desses Conselhos com enfoque especial às relações de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonice Borges de Souza, UFG

Mestre em Agronegócios pela UFG

Downloads

Publicado

2008-12-19

Como Citar

SOUZA, C. B. de. Políticas públicas e participação social feminina: a experiência dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5286. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5286. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê