A DISPERSÃO DE EXÓTICOS EM PORTUGAL CONTINENTAL: um estudo sobre Acacia na Bacia do Rio Arouce (Lousã)

THE INVASION OF EXOTIC SPECIES IN PORTUGAL CONTINENTAL: A Study on the Acacia in the Arouce River Basin (Lousã)

Autores

  • Jorge Luis P. Oliveira-Costa Universidade de Coimbra (Portugal)

Resumo

A investigação desenvolvida no âmbito do presente artigo tem como tema a situação das invasões por espécies exóticas em Portugal, no geral, e a evolução da paisagem invadida por Acacia na área de influência da Bacia do Rio Arouce. O trabalho aplicado se deu a partir da análise temporal (1960-hoje), visando a obtenção de dados que permitissem o entendimento das mudanças e mapeamento da estrutura da paisagem invadida. A pesquisa prática partiu da premissa teórica de que a área de estudo, em conformidade com os encaminhamentos fundamentais dos trabalhos da ecologia da invasão, possui os recursos necessários para interligação dos dados provenientes das espécies exóticas com os dados sobre a ambiência local. Desse modo, optou-se pela aplicação da abordagem ao ambiente como um todo, o que significa que foi possível determinar as áreas invadidas e seu dinamismo. A área de estudo está localizada na Região Centro de Portugal (agregando o Rio Arouce - rio que nasce na Serra da Lousã e desagua no Rio Ceira formando uma microbacia hidrográfica que abrange parte do Concelho da Lousã), apresentando em sua extensão um gradiente bem marcado de paisagens, resultado da dinâmica dos fatores bióticos e abióticos locais. No trabalho teórico buscamos o entendimento acerca da situação das invasões biológicas em Portugal, inserindo novas informações sobre as espécies exóticas no país, e o comportamento invasor das espécies nativas em outros lugares do mundo.

Biografia do Autor

Jorge Luis P. Oliveira-Costa, Universidade de Coimbra (Portugal)

Investigador do CEGOT. Doutorando em Geografia Física. Universidade de Coimbra (Portugal). Visiting Fellow. Trinity College Dublin (Irlanda). ORCID: 0000-0002-1612-1910

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

OLIVEIRA-COSTA, J. L. P. . A DISPERSÃO DE EXÓTICOS EM PORTUGAL CONTINENTAL: um estudo sobre Acacia na Bacia do Rio Arouce (Lousã): THE INVASION OF EXOTIC SPECIES IN PORTUGAL CONTINENTAL: A Study on the Acacia in the Arouce River Basin (Lousã). Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 583–624, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/72133. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA III - Estudos da paisagem física do Brasil e de Portugal