IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS CONDICIONANTES FÍSICAS RELEVANTES NO DINAMISMO DAS PAISAGENS URBANAS: Apontamentos sobre a Dinâmica Topoclimática da Cidade do Porto (Portugal)
IDENTIFICATION AND ANALYSIS OF PHYSICAL TRAITS RELATED TO THE DYNAMICS OF URBAN LANDSCAPES: Preliminary assumptions on the Climate Conditions in Porto (Portugal)
Resumo
As transformações introduzidas pela ação antrópica na cidade, seja alterando-a, ou com perturbações, pode implicar diretamente na sua configuração. As cidades são, certamente, as construções do homem de maior impacto na superfície terrestre. O crescimento da cidade do Porto (Região Norte de Portugal), bem como a sua urbanização, se formou a partir da exploração intensificada do seu entorno. Tal processo tem ocasionado uma série de alterações na ambiência local, nos seus mais diversificados níveis. Sabe-se que a temperatura e a humidade do ar se relacionam no ambiente urbano sob uma variabilidade temporal e espacial ao longo do dia, mês e ano, sendo duas condicionantes climáticas importantes para serem analisadas e espacializadas no estudo das paisagens urbanas. Considerando esta problemática, esta pesquisa visa identificar os elementos físicos capazes de produzir condições de conforto térmico específicos. Assim, se objetivou primordialmente a realização de uma análise da distribuição espacial da temperatura média e da humidade relativa diária entre os meses de outubro e novembro, na escala topoclimática do município do Porto. Como objetivo específico, o estudo buscou compreender a diferença entre os valores máximos e mínimos de temperatura e humidade atingidos entre duas estações meteorológicas localizadas em áreas distintas no município do Porto. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas referente ao tema, e medições climatológicas nos dois espaços analisados. O método adotado neste trabalho se baseia em dados meteorológicos de observação de superfície recolhidos em duas estações automáticas da cidade do Porto, postos ‘Porto Aeroporto’ e ‘San Gens’, disponibilizados no endereço eletrônico: www.meteo.pt (site de informação meteorológica do Instituto de Meteorologia, IP, Portugal), e em imagens de satélite e cartas sinóticas à nível de superfície e altitude da Europa, disponibilizadas no endereço eletrônico: www.infomet.fcr.es (servidor de informação meteorológica da Universidade de Barcelona). Os resultados mostraram que a metodologia empregada é eficiente e pode ser aplicada para a avaliação da distribuição espacial da temperatura média e humidade relativa, proporcionando uma análise satisfatória da área de estudo e possibilitando, desta forma, a sua aplicabilidade em diversos setores, principalmente no ordenamento e planejamento do território.