IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS CONDICIONANTES FÍSICAS RELEVANTES NO DINAMISMO DAS PAISAGENS URBANAS: Apontamentos sobre a Dinâmica Topoclimática da Cidade do Porto (Portugal)

IDENTIFICATION AND ANALYSIS OF PHYSICAL TRAITS RELATED TO THE DYNAMICS OF URBAN LANDSCAPES: Preliminary assumptions on the Climate Conditions in Porto (Portugal)

Autores

  • Jorge Luis P. Oliveira-Costa Universidade de Coimbra (Portugal)
  • Belmira Antônia Brito Goth Universidade de Coimbra (Portugal)

Resumo

As transformações introduzidas pela ação antrópica na cidade, seja alterando-a, ou com perturbações, pode implicar diretamente na sua configuração. As cidades são, certamente, as construções do homem de maior impacto na superfície terrestre. O crescimento da cidade do Porto (Região Norte de Portugal), bem como a sua urbanização, se formou a partir da exploração intensificada do seu entorno. Tal processo tem ocasionado uma série de alterações na ambiência local, nos seus mais diversificados níveis. Sabe-se que a temperatura e a humidade do ar se relacionam no ambiente urbano sob uma variabilidade temporal e espacial ao longo do dia, mês e ano, sendo duas condicionantes climáticas importantes para serem analisadas e espacializadas no estudo das paisagens urbanas. Considerando esta problemática, esta pesquisa visa identificar os elementos físicos capazes de produzir condições de conforto térmico específicos. Assim, se objetivou primordialmente a realização de uma análise da distribuição espacial da temperatura média e da humidade relativa diária entre os meses de outubro e novembro, na escala topoclimática do município do Porto. Como objetivo específico, o estudo buscou compreender a diferença entre os valores máximos e mínimos de temperatura e humidade atingidos entre duas estações meteorológicas localizadas em áreas distintas no município do Porto. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas referente ao tema, e medições climatológicas nos dois espaços analisados. O método adotado neste trabalho se baseia em dados meteorológicos de observação de superfície recolhidos em duas estações automáticas da cidade do Porto, postos ‘Porto Aeroporto’ e ‘San Gens’, disponibilizados no endereço eletrônico: www.meteo.pt (site de informação meteorológica do Instituto de Meteorologia, IP, Portugal), e em imagens de satélite e cartas sinóticas à nível de superfície e altitude da Europa, disponibilizadas no endereço eletrônico: www.infomet.fcr.es (servidor de informação meteorológica da Universidade de Barcelona). Os resultados mostraram que a metodologia empregada é eficiente e pode ser aplicada para a avaliação da distribuição espacial da temperatura média e humidade relativa, proporcionando uma análise satisfatória da área de estudo e possibilitando, desta forma, a sua aplicabilidade em diversos setores, principalmente no ordenamento e planejamento do território.

Biografia do Autor

Jorge Luis P. Oliveira-Costa, Universidade de Coimbra (Portugal)

Investigador do CEGOT. Doutorando em Geografia Física. Universidade de Coimbra (Portugal). Visiting Fellow. Trinity College Dublin (Irlanda)

Belmira Antônia Brito Goth, Universidade de Coimbra (Portugal)

Mestre em Geografia Física - Ambiente e Ordenamento do Território .Universidade de Coimbra (Portugal).

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

OLIVEIRA-COSTA, J. L. P. .; GOTH, B. A. B. . IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS CONDICIONANTES FÍSICAS RELEVANTES NO DINAMISMO DAS PAISAGENS URBANAS: Apontamentos sobre a Dinâmica Topoclimática da Cidade do Porto (Portugal): IDENTIFICATION AND ANALYSIS OF PHYSICAL TRAITS RELATED TO THE DYNAMICS OF URBAN LANDSCAPES: Preliminary assumptions on the Climate Conditions in Porto (Portugal). Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 264–290, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/72081. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA II - Métodos e técnicas na análise da paisagem