DESAFIOS E POTENCIALIDADES METODOLÓGICAS: pesquisas geográficas no contexto da pandemia de Covid-19

METHODOLOGICAL CHALLENGES AND POTENTIALITIES: Geographical surveys in the context of the Covid-19 pandemic

Autores

  • Laira Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Juniele Martins Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Resumo

A pesquisa se configura como a atividade básica da ciência. A realização de uma pesquisa científica abrange uma série de etapas, desde a adequação do problema até a apresentação dos resultados. Com a pandemia da Covid-19, diversos pesquisadores enfrentaram e/ou estão enfrentando problemas no desenvolvimento e até conclusão de suas pesquisas, principalmente pesquisas com técnicas e instrumentos vinculados à abordagem qualitativa. Nesse sentido, propõe-se discutir os limites e as possibilidades da metodologia e dos procedimentos metodológicos nas pesquisas em Geografia, no período de Pandemia da Covid-19. Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa teórica sobre as principais variáveis: pesquisa, metodologia e técnicas/instrumentos de pesquisa em Geografia e uma pesquisa documental. Verificou-se que com as medidas que visam a prevenção e o controle da Covid-19, técnicas antes usuais nas pesquisas geográficas, como a entrevista, a observação e o grupo focal, passaram a ser repensadas e/ou adequadas ao período. Enquanto outras técnicas que não necessitam de contato físico, e que já eram aplicadas, foram potencializadas como é o caso do questionário, da pesquisa documental e das técnicas do Geoprocessamento.

Biografia do Autor

Laira Cristina da Silva , Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

Juniele Martins Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Professora formadora EAD / UAB / UNIPAMPA. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/FCT). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/UFCat).

Downloads

Publicado

02.02.2022

Como Citar

SILVA , L. C. da; SILVA, J. M. DESAFIOS E POTENCIALIDADES METODOLÓGICAS: pesquisas geográficas no contexto da pandemia de Covid-19: METHODOLOGICAL CHALLENGES AND POTENTIALITIES: Geographical surveys in the context of the Covid-19 pandemic. Espaço em Revista, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 7–20, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/71148. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)