AS GEOGRAFIAS FEMINISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: discussões de gênero, sexualidade e racialidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria Aline dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Juniele Martins Silva Universidade Federal do Pampa

Resumo

As categorias de gênero, sexualidade e racialidades defendidos pelas Geografias Feministas na construção de conhecimentos pela ciência geográfica se encontram invisibilizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista essa limitação, o objetivo deste trabalho é investigar quais temáticas permitem discutir as dimensões de gênero, raça e sexualidade nos diferentes conteúdos propostos no documento da BNCC para os Anos Finais do Ensino Fundamental em Geografia, assim como compreender as possibilidades de inserção dessas categorias na disciplina de Geografia presente no documento. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica e a análise documental. O caminho metodológico foi baseado no levantamento de leituras referentes às Geografias Feministas, gênero, racialidades, sexualidade e o Ensino de Geografia; leitura da BNCC (foco nos Anos Finais do Ensino de Geografia); construção de quadros referentes a cada unidade temática; seleção das propostas curriculares na BNCC que se enquadram com as discussões propostas; apresentação das contribuições à BNCC e análise das discussões elaboradas. As possibilidades de inserção dessas temáticas, conduzem a uma diversidade de reflexões através dos marcadores estabelecidos e promoção de novos saberes e ações que superam as limitações impostas ao documento.

Biografia do Autor

Maria Aline dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Geografia (Licenciatura) e graduanda em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa.

Juniele Martins Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista / FCT. Professora Formadora EaD / UAB / Unipampa.

Downloads

Publicado

23.11.2021

Como Citar

SANTOS, M. A. dos .; SILVA, J. M. AS GEOGRAFIAS FEMINISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: discussões de gênero, sexualidade e racialidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Espaço em Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 55–88, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/70913. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)