FUNDAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO DA ANÁLISE DA PAISAGEM COMO INDICADOR PARA GESTÃO AMBIENTAL NUMA BACIA HIDROGRÁFICA

THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FOUNDATION OF LANDSCAPE ANALYSIS AS AN INDICATOR FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT IN A WATERSHED

Autores

  • Pedro Herculano Arrone Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Raul Reis Amorim Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

A análise de paisagem reveste-se de grande importância para os processos de planejamento do uso e ocupação de terra na medida em que fornece dados integrados sobre as particularidades geobiofísicas de um território, não só sob ponto de vista das potencialidades e fragilidades, mas também sobre as interações mútuas que definem funcionalidades dentro do sistema como um todo. A análise de paisagem pode ser efetuada sob diversas perspectivas teóricos metodológicos, embora ambas tomam como base as interações que se estabelecem entre os diferentes elementos que compõem a paisagem. No presente artigo, objetiva-se apresentar algumas bases teóricas metodológicas e operacionais de análise da paisagem numa perspectiva geoecológica voltada a Geografia, tomando como base o tema da tese de doutoramento em andamento, cujo título do projeto da tese é “Análise da dinâmica temporal e espacial da paisagem como indicador para gestão ambiental, estudo da Bacia hidrográfica do rio Púnguè em Moçambique”. Portanto, apresentam-se as dimensões e particularidades de análise da dinâmica paisagem com base nos enfoques funcional, estrutural e histórico antropogênico, passando pela necessidade de esclarecimento conceitos de paisagem, sistema, geossistema e bacia hidrográfica.

Biografia do Autor

Pedro Herculano Arrone, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade de Licungo, extensão Beira.

Raul Reis Amorim, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Livre Docente do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

ARRONE, P. H.; AMORIM, R. R. . FUNDAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO DA ANÁLISE DA PAISAGEM COMO INDICADOR PARA GESTÃO AMBIENTAL NUMA BACIA HIDROGRÁFICA : THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FOUNDATION OF LANDSCAPE ANALYSIS AS AN INDICATOR FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT IN A WATERSHED. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 195–217, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/70273. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA II - Métodos e técnicas na análise da paisagem