ANÁLISE GEOSSISTÊMICA APLICADA AO ESTUDO DOS RISCOS: o caso dos movimentos gravitacionais no município de Petrópolis-RJ

GEOSSYSTEM ANALYSIS APPLIED TO THE STUDY OF RISKS: the case of gravity movements in the municipality of Petrópolis-RJ

Autores

  • Isabelle Salazar Vieira Alves Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Jacques Manz Instituto Federal do Piauí
  • Raul Reis Amorim Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

Os elementos que compõem a paisagem tanto natural quanto antrópica podem ser indicativos de áreas sujeitas a movimentos gravitacionais no município de Petrópolis, localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, Brasil. Partindo do conceito de Paisagem, teve-se como objetivo a representação e análise integrada dos sistemas naturais que a compõem, tendo a aplicação da leitura geomorfológica como critério da abordagem e da representação cartográfica, de forma a representar e caracterizar os geossistemas do município. Introduziu-se a essa abordagem, o conceito de sistemas antrópicos direcionando a discussão para a aplicação no âmbito do planejamento ambiental. Dessa forma, foi elaborado o mapeamento temático que possibilitou a identificação de elementos naturais e sociais que evidenciam o risco à movimentos de massa.

Biografia do Autor

Isabelle Salazar Vieira Alves, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Geografia - Licenciatura e Bacharelado - pela mesma Universidade, UNICAMP. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com projeto nas áreas da Geografia Humana e Física, estudando a Vulnerabilidade Socioambiental do município de Petrópolis (RJ). Atualmente desenvolve pesquisa na área da Vulnerabilidade Socioambiental, estudando os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro. Tem interesse em pesquisar áreas de riscos e desastres. E, possui conhecimentos das línguas inglesa, espanhola e francesa.

Jacques Manz, Instituto Federal do Piauí

Estudante de doutoramento em Geografia pela Universidade do Porto em regime de co-tutela com a Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA_UESC).Graduado em Geografia pela UESC. Professor efetivo no Instituto Federal do Piauí. Ministra as disciplinas de Educação Ambiental no Curso Superior de Gastronomia, Geografia Regional e Aplicada no Curso Técnico de Guia de Turismo e Geografia no Integrado de Informática e Administração. 
 Experiência como professor substituto no IIFBA, professor da Plataforma Freire - UNEB e UESPI e foi professor da Escola Indígena Pataxó Boca da Mata.

Raul Reis Amorim, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Raul Reis Amorim atualmente é professor MS 3.2 e Chefe do Departamento de Geografia (DGEO), Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2007, e Doutor em Geografia também pela UNICAMP (2011). Conclui Estágio de Pós-Doutorado na UNICAMP (março/2015). Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Análise Geossistêmica da Paisagem, Análise, Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens, Vulnerabilidade e Riscos aplicados às inundações e Planejamento Ambiental em Unidades de Conservação.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

ALVES, I. S. V.; MANZ, J.; REIS AMORIM, R. ANÁLISE GEOSSISTÊMICA APLICADA AO ESTUDO DOS RISCOS: o caso dos movimentos gravitacionais no município de Petrópolis-RJ: GEOSSYSTEM ANALYSIS APPLIED TO THE STUDY OF RISKS: the case of gravity movements in the municipality of Petrópolis-RJ. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 423–452, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/70265. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA III - Estudos da paisagem física do Brasil e de Portugal