A PAISAGEM COMO PATRIMÔNIO: da Convenção Europeia às Cartas Nacionais da América Latina

LANDSCAPE AS HERITAGE: from the European Convention to the National Charters of Latin America

Autores

  • Yuri Potrich Zanatta Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Reginaldo José de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo comparar os principais aspectos da Convenção Europeia da Paisagem e seus desdobramentos na criação das Cartas nacionais e continentais da América Latina, destacando o aspecto inaugural de cada uma até culminar na Carta da Paisagem das Américas. A partir do debate que considera a paisagem como um patrimônio e, como consequência, um bem a ser preservado, discute-se a importância deste conceito para a criação de valores, considerando que inserir a dimensão paisagística nas políticas públicas patrimoniais implica no reconhecimento de uma produção coletiva do espaço. Como procedimento metodológico, estudaram-se os documentos oficiais das associações que publicaram as cartas, evidenciando o papel da paisagem e do patrimônio na produção de valores, identidades e reconhecimentos para a sociedade.

Biografia do Autor

Reginaldo José de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia - FCT/UNESP. Pós-doutorado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem interesses de investigação voltados para a conceituação da paisagem, suas bases epistemológicas e aplicabilidades no ensino e pesquisa sobre temáticas ambientais. A relação entre paisagem e fronteira como potencialidade de integração geográfica e superação de conflitos entre os territórios. A paisagem como experiência ética-estética no mundo e como conteúdo político da natureza.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

POTRICH ZANATTA, Y.; DE SOUZA, R. J. A PAISAGEM COMO PATRIMÔNIO: da Convenção Europeia às Cartas Nacionais da América Latina: LANDSCAPE AS HERITAGE: from the European Convention to the National Charters of Latin America. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 60–83, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/70208. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA I - Estudo da paisagem: teoria, epistemologias e ensino