“FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA...” TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DO RIO TIETÊ POR MEIO DO RESGATE DA MEMÓRIA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

“IT WAS A RIVER THAT PASSED IN MY LIFE...” CHANGES IN THE LANDSCAPE OF THE TIETÊ RIVER BY WAY OF THE RESCUE OF MEMORY IN PEDAGOGICAL PRACTICES

Autores

  • Eliane de Melo Souza Rede Municipal de Ensino de Barueri (SP-BR)
  • Salvador Carpi Júnior Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O rio Tietê, mesmo sendo considerado um importante bem de Patrimônio Hídrico do estado de São Paulo, tem apresentado uma intensa descaracterização de sua paisagem original nas últimas décadas, com destaque à recepção de grande carga poluidora. As pessoas que conheceram o rio quando era limpo trazem em sua memória esses tempos saudosos de passeios e atividades de lazer, o que contrasta com a população mais jovem, que conhece o rio somente poluído. Em Santana do Parnaíba e Barueri, o resgate da memória do rio quando era limpo, a comparação com a paisagem atual e a imaginação sobre sua futura condição, tem se constituído em práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas desses municípios. Assim diversos preceitos da Educação Ambiental e Educação Patrimonial estão sendo considerados, valorizando a necessidade de conhecer o passado e o presente, pensando de forma crítica numa paisagem do futuro com melhores condições ambientais locais e regionais.

Biografia do Autor

Eliane de Melo Souza, Rede Municipal de Ensino de Barueri (SP-BR)

Professora na Rede Municipal de Ensino de Barueri (SP-BR).  Mestranda em Inovação em Educação-Universidade de Lisboa

Salvador Carpi Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Geógrafo-Instituto de Geociências- Universidade Estadual de Campinas (SP-BR)

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

DE MELO SOUZA, E.; CARPI JÚNIOR, S. “FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA...” TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DO RIO TIETÊ POR MEIO DO RESGATE DA MEMÓRIA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: “IT WAS A RIVER THAT PASSED IN MY LIFE...” CHANGES IN THE LANDSCAPE OF THE TIETÊ RIVER BY WAY OF THE RESCUE OF MEMORY IN PEDAGOGICAL PRACTICES. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 713–736, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/70187. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA IV - Abordagens sócio-lírico-culturais da paisagem