GEOECOLOGIA DA PAISAGEM: aspectos teórico-metodológicos e a representação dos sistemas ambientais na região da Costa das Baleia (Bahia-Brasil)

LANDSCAPE GEOECOLOGY: theoretical and methodological aspects and the representation of environmental systems in the Costa das Baleia region (Bahia-Brazil)

Autores

  • Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Sirius Oliveira Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • André dos Santos Ribeiro FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação

Resumo

O conceito de paisagem formou parte importante da constituição da Geografia. A paisagem forma uma realidade material e objetiva, com caracteres visuais e perceptivos, mas também com conteúdo e funcionamento. Enquanto categoria espacial, tornou-se elo entre o conhecimento acadêmico, o planejamento ambiental e a gestão dos sistemas naturais pela sociedade, com destacada contribuição da cartografia. Considerando a problemática ambiental contemporânea e a demanda por desenvolvimento de metodologias voltadas ao planejamento ambiental, este trabalho visou colaborar com a consolidação das concepções sistêmicas e geoecológicas para estudos da paisagem pela apresentação dos pontos de vista teórico-metodológicos adotados pelo Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL) aplicados ao caso dos sistemas ambientais da Costa das Baleias (BA). A partir das discussões foi possível explicitar a importância das concepções sistêmicas nos estudos da paisagem e contextualizar a Geoecologia das Paisagens neste tipo de produção. Ademais, pelo estudo de caso proposto foram aplicados alguns destes preceitos, ilustrando a abordagem da paisagem como sistema ambiental, representada cartograficamente e apresentada espacialmente em seus aspectos funcionais, dinâmicos e transformativos, enfatizando contribuições ao planejamento. Desta forma, corroborou-se com a importância da temática da cartografia de paisagem para o planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

OLIVEIRA, R. C. de .; SOUZA, S. O.; DOS SANTOS RIBEIRO, A. GEOECOLOGIA DA PAISAGEM: aspectos teórico-metodológicos e a representação dos sistemas ambientais na região da Costa das Baleia (Bahia-Brasil): LANDSCAPE GEOECOLOGY: theoretical and methodological aspects and the representation of environmental systems in the Costa das Baleia region (Bahia-Brazil). Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 122–143, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/70066. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA II - Métodos e técnicas na análise da paisagem