LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO DOS ESTUDOS DA ANÁLISE DA PAISAGEM NO CERRADO BRASILEIRO

BIBLIOMETRIC SURVEY OF LANDSCAPE ANALYSIS STUDIES IN THE BRAZILIAN CERRADO

Autores

  • Kássio Samay Ribeiro Tavares Universidade Estadual de Campinas
  • Denise Silva Leão de Souza Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo científico é caracterizado por uma análise bibliométrica, um tipo de estudo em ascensão e que compete grande importância para estudos científicos de qualquer área do conhecimento. O objetivo principal desse artigo foi fazer um levantamento e uma análise bibliométrica sobre estudos de análise da paisagem, tendo como enfoque o Cerrado brasileiro, as perspectivas abordadas foram norteadas por perguntas que contemplam questões métricas, a exemplo, onde se mais publica sobre o assunto e também quem são os autores e instituições mais citados dentro dessa temática, além das redes de colaborações. A metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira sendo um levantamento bibliográfico sobre bibliometria e aspectos fisiográficos do Cerrado, e a outra referente a análise bibliométrica em si. Para tal, foi utilizado a plataforma de dados científicos Web of Science, aplicando um conjunto de palavras-chave, e para a geração dos dados finais, a plataforma Biblioshiny. Como resultados, é tido inicialmente um retorno de pesquisa na quantidade de 257 artigos científicos, com um total médio de 18,6 citações por artigo no período de 1992-2021. A partir dos dados compilados, observou-se que a área de concentração que mais publica nessa temática refere-se a Ecologia e Ciências Ambientais, sendo majoritariamente publicados artigos no periódico internacional Plos One, que abrange os artigos com maiores números de citações. Por fim, como conclusão ressalta-se a importância desse tipo de estudo, principalmente para embasamentos teóricos, metodológicos e de previsão.

Biografia do Autor

Kássio Samay Ribeiro Tavares, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências (IGEO). Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Geografia (PPGEO) da UFG (2021), com ênfase em Análise Ambiental e Tratamento de Informações Geográficas. Graduado no curso de Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG)(2018). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia.

Denise Silva Leão de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes, com período sanduíche no curso de Agronomia pela Universidad Nacional de Piura (UNP) no Peru. Atualmente mestranda em Geociências no Instituto de Geociências (IG) - UNICAMP. Membro nos grupos de estudos como: Grupo de Estudo em Geoprocessamento, Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Grupo de Estudo em Solos, Paleossolos, Depósitos e Evolução de Paisagens.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

RIBEIRO TAVARES, K. S.; SILVA LEÃO DE SOUZA, D. . LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO DOS ESTUDOS DA ANÁLISE DA PAISAGEM NO CERRADO BRASILEIRO: BIBLIOMETRIC SURVEY OF LANDSCAPE ANALYSIS STUDIES IN THE BRAZILIAN CERRADO. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 239–263, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/69921. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA II - Métodos e técnicas na análise da paisagem