PAISAGEM E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: um diagnóstico das Bacias Hidrográficas do Rio Paranapanema (SP-PR) e Rio Formoso (MS), Brasil

LANDSCAPE AND WATER RESOURCE MANAGEMENT: a diagnosis of the Paranapanema River (SP-PR) and Formoso River (MS) Watersheds, Brazil

Autores

  • Eduardo Salinas Chávez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Letícia Roberta Trombeta Universitário Sant'Anna
  • Rafael Brugnolli Medeiros Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

As bacias hidrográficas do sul, sudeste e centro-oeste brasileiro têm na agropecuária importante componente de alteração das paisagens e de impacto sobre os recursos hídricos, elevando a necessidade de abordá-las sob o prisma sistêmico, fundamental para o planejamento e gestão. O objetivo desse artigo foi utilizar dois estudos de caso que são as bacias hidrográficas do rio Paranapanema (PR-SP) e do rio Formoso (MS) para, por meio da cartografia de paisagem, realizar um diagnóstico das unidades de paisagem com as possibilidades desse enfoque holístico e sistêmico para fins de planejamento e gestão de recursos hídricos. Ambos os casos foram trabalhados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica utilizando índices ambientais e geoecológicos e sobreposição e cruzamento espacial. Foi apontado que em ambas, as atividades agropecuárias são constatadas e isso resulta, na Bacia do Paranapanema, em uma considerável porção territorial (61%) com alta e muito alta prioridade para a intervenção de medidas mitigadoras, enquanto que na Bacia do Rio Formoso cerca de 60% apresentam algum tipo de esgotamento e alteração das paisagens, o que expõe um panorama preocupante a respeito da conservação e preservação dos recursos naturais. Tais diagnósticos permitiram identificar áreas que necessitam de propostas para minimização dos problemas ambientais, melhoria da qualidade dos recursos hídricos e sustentabilidade geoecológica.

Biografia do Autor

Eduardo Salinas Chávez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Geógrafo. Mestre em Gestão Turística para o Desenvolvimiento Local e Regional pela Universitat de Barcelona (Espanha). Doutor em Geografia pela Universidad de la Habana (Cuba). Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Linhas de pesquisa: paisagem, planejamento do turismo e ordenamento territorial.

Letícia Roberta Trombeta, Universitário Sant'Anna

Mestre e Doutora em Geografia pela UNESP - Campus de Presidente Prudente e Docente no Centro Universitário UniSant'Anna. Graduada em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Campus de Presidente Prudente (2011 e 2012). Linhas de Pesquisa: Cartografia, Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), planejamento ambiental, urbano e regional, gestão e gerenciamento de recursos hídricos e resíduos sólidos urbanos.

Rafael Brugnolli Medeiros, Universidade Estadual do Maranhão

Geógrafo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Linhas de Pesquisa: recursos hídricos, cartografia das paisagens, dinâmicas territoriais, planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

SALINAS CHÁVEZ, E.; ROBERTA TROMBETA, L. .; BRUGNOLLI MEDEIROS, R. . PAISAGEM E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: um diagnóstico das Bacias Hidrográficas do Rio Paranapanema (SP-PR) e Rio Formoso (MS), Brasil : LANDSCAPE AND WATER RESOURCE MANAGEMENT: a diagnosis of the Paranapanema River (SP-PR) and Formoso River (MS) Watersheds, Brazil. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 291–321, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/69869. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA III - Estudos da paisagem física do Brasil e de Portugal