LIRISMO E PAISAGEM URBANA: diálogos no ensino de literatura

LIRISM AND URBAN LANDSCAPE: dialogues in literature teaching

Autores

  • André Luiz Neves Jacintho Secretaria Estadual de Educação do ES
  • Letícia Queriroz de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Resumo

O artigo busca apresentar as relações entre o texto poético e a paisagem urbana, presentes em algumas produções líricas representativas da literatura, como as de Charles Baudelaire, Elmo Elton e Paulo Leminski, por meio da percepção da paisagem como importante sustentação de sentido para a compreensão crítica do lirismo no contexto do ensino de literatura, sustentados pelas matrizes teóricas de Bakhtin (2011), Canevacci (1993), Candido (1995, 2004), Carlos (2001), Freire (1991), Gadotti (2016) e Harvey (2009, 2012).  Nessa perspectiva, apresentaremos os desdobramentos dessa compreensão, ao considerarmos a paisagem urbana como um cenário polifônico a partir do qual o entendimento da natureza das cidades em suas contradições se apresenta como um caminho potente para a docência de Literatura.

Biografia do Autor

André Luiz Neves Jacintho, Secretaria Estadual de Educação do ES

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade Saberes (2009); Especialização em Estudos da Linguagem, pela mesma instituição; Mestrado em Ensino de Humanidades, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Vitória. Atualmente é voluntário da Academia Espírito-santense de Letras e professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação - Espírito Santo. Tem como foco de interesse, principalmente, os seguintes temas: literatura, ensino, cidade, Vitória e formação de leitores.

Letícia Queriroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Estudos Literários e Doutora em Educação pela mesma universidade (Ufes). Docente do Ifes - Campus Vitória, no Mestrado Profissional em Letras - Profletras e no Mestrado em Ensino de Humanidades.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

NEVES JACINTHO, A. L.; DE CARVALHO, L. Q. LIRISMO E PAISAGEM URBANA: diálogos no ensino de literatura: LIRISM AND URBAN LANDSCAPE: dialogues in literature teaching. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 808–825, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/69628. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA IV - Abordagens sócio-lírico-culturais da paisagem